Justificativa: Este trabalho, tem por objetivo propagar e instigar o debate no país sobre a Guerra
Popular na Índia, mais conhecida como Levante de Naxalbari, que completou 50 anos em 2017. Um conflito de tamanha amplitude, que ocorre até os dias de hoje, mas é muito pouco debatido e sua importância é deixada de lado. Mesmo sendo dirigida por um Partido Comunista (Partido Comunista da Índia Marxista-Leninista-Maoista), os movimentos de esquerda do Brasil pouco dão importância ao que acontece do outro lado do globo. Nesse sentido, é fundamental traduzir esse tipo de material e disponibilizar ao público, que pode observar e analisar a esse conflito.
O documentário foi produzido em 2007, pela Kolkata TV, em um dos anos de maior atividade do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação, quando a força do Partido passou a ser uma ameaça real ao Estado indiano. Entre baixas e avanços, a luta armada segue no país e é fundamental suscitar o debate sobre esse processo entre os estudiosos e a população no geral. No documentário, o repórter da TV Kolkata, Arjun Chatterjee, foi o condutor das entrevistas com os guerrilheiros, os líderes comunitários e a população. Ele é conduzido quase que secretamente por áreas do chamado “Corredor Vermelho” e colhe depoimentos dessas pessoas.
Dois fatos exógenos à guerrilha podem ser indicados como destacáveis. O primeiro é o grupo armado de ultra-direita bancado pelo governo Indiano, seu nome é Salwa Judum, que foi nomeado pelo governo como ‘’ forças de paz’’ , mas na verdade caça e extermina os seguidores do guerrilha e penaliza o povo que os abriga. Isso tudo com a conivência do governo e seu apoio militar e logístico. O outro fator, seria a batalha contra os interesses capitalistas e imperialistas do Grupo Tata Motors sobre as terras dos povos aborígenes indianos, da Índia Central , que contém uma grande quantidade de minérios, com bauxita, cobre, minério de ferro, etc. As tensões e os motivos para a existência do conflito, são respondidas no decorrer do documentário.
MAOIST Insurgency India. Editor-chefe Suman Chattopadhyay. Jornalista Arjun Chatterjee. Vídeo Ashish. Índia: Kolkata Tv, 2007. P&B. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gMHfW_YV2nY&feature=youtu.be>. Acesso em: 19 dez. 2018.
Justificativa: [PDF]
Vídeo: [Youtube]
Legendas realizadas por: Felipe Brito e Ryan Araujo de Paula, 2018.
Yorumlar