top of page

Tradução: "Feminismo islâmico e ativismo de direitos das mulheres muçulmanas na Índia", de Schneider

Atualizado: 1 de abr. de 2021

SCHNEIDER, Nadja-Christina. Islamic Feminism and Muslim Women’s Right Activism in India: From transnational discourse to local movement – or vice versa?. In: Journal of International Women’s Studies: v. 11, nº 1, pp. 56-71, 2009.


Justificativa: O presente texto intitula-se Islamic feminism and Muslim women’s rights activism in India: From transnational discourse to local movement – or vice versa? (Feminismo islâmico e ativismo de direitos das mulheres muçulmanas na Índia: Do discurso transnacional ao movimento local – ou vice-versa?). O artigo pretende demonstrar que o movimento feminista que se desenvolveu na Índia não se trata propriamente de um feminismo islâmico ideológico, social e político transnacional. Para Schneider, o feminismo islâmico, muçulmano ou islamita não são categorias para se avaliar o feminismo indiano, por se tratar de um movimento exclusivo. Schneider pretende mudar o foco da análise para o potencial que têm estes discursos em dar voz e espaço às mulheres muçulmanas em geral e para as novas subjetividades femininas que surgem na Índia, desafiando o ideário nacional-secular que se tem acerca das mulheres. Muito foi produzido em se tratando de criminalizar o Islã e o seu papel para com as mulheres muçulmanas, consideradas subjugadas e passivas diante de sua religião e dos homens, mas o que pouco se sabe é que, para as próprias mulheres, o Islã se tornou um espaço de luta e reivindicação de seus direitos e de sua igualdade perante os homens.

No referido trabalho, além da tradução do texto do inglês para o português, também está incluída a versão original do texto, em inglês, retirada da revista eletrônica Journal of International Women’s Studies em versão PDF.


Original (inglês): [PDF]


Tradução (português): [PDF]


Tradução realizada por: Isabella Rocha Ferreira e Bianca dos Reis Vanali, 2019.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page