top of page

Tradução: "A 'ilusão' do Japão homogêneo e seu caráter nacional", de Chris Burgess

Atualizado: 3 de abr. de 2021

BURGESS, Chris. The 'illusion' of Homogeneous Japan and National Character: Discourse as a Tool to Transcend the 'Myth' vs. 'Reality' Binary. In: The Asia-Pacific Journal, vol. 8. Issue. 9. Nº 1. Mar, 2010.


Justificativa: O presente trabalho consiste na tradução do artigo: The 'Illusion' of Homogeneous Japan and National Character: Discourse as a Tool to Transcend the 'Myth' vs. 'Reality' Binary , foi publicado na revista eletrônica The Asia-Pacific Journal (Volume 8 | Issue 9 | 1 Number 1 | Mar 01, 2010), os principais assuntos de publicações são: geopolítica, econômica, história, sociedade, cultura, relações internacionais e o ambiente da região Ásia-Pacífico na idade moderna e contemporânea. Escrito pelo britânico Chris Burgess, PhD na Universidade Monash, em Melbourne. Desde 2004, leciona na Tsuda Juku University - destaca-se por visar trocas interculturais -, universidade fundada em 1900, por Tsuda Umeko (1864 – 1929) importante defensora do direitos das mulheres para à educação. A fundação desta importante e tradicional faculdade, está contextualizada durante a era Meiji (1868-1912), período em que o Japão modernizou-se utilizando de uma fórmula em que conceitos de tradição e modernização misturam-se, alçando o Japão a principal potência mundial asiática.

Chris Burgess é um ocidental que vive há alguns anos no Japão, sendo assim, está localizado dentro da sociedade nipônica e sua cultura, porém, como visto no livro Orientalismo (1978), de Edward Said, se trata de um orientalista, que como explorado mais detalhadamente no livro O roubo da história: como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do oriente, do cientista social Jack Goody, a visão etnocêntrica européia, sempre está presente nas interpretações históricas, não importando o quanto o autor ocidental busque se distanciar dessa “impregnação”.

A estrutura do seu artigo está dividido em: apresentação; introdução; Nihonjinron; discurso e ideologia; invenção; mito, e realidade; evidencia; tabelas e por fim, conclusão. Utiliza tabelas para mostrar discursos de chefes de Estados, e o percentual de pesquisas realizadas em território nacional à respeito de questões nacionais.

Um dos aspectos peculiares desta obra, é essa interpretação ocidental sobre o Japão. O autor problematiza a formação de uma identidade nacional japonesa, destacando a dualidade entre “mito e realidade” existente na cultura nipônica. Utilizando argumentações com base nos conceitos de discurso, tradição inventada, comunidades imaginadas e o “estoque social de conhecimento”, colocando em pauta diversos autores importantes ocidentais e orientais, Burgess busca repensar a dualidade e o papel que ela teve no pós-guerra na sociedade japonesa.


Original (inglês): [PDF]


Tradução (português): [PDF]


Tradução realizada por: Matheus S. Fernandes e Santiago S. Dias, 2018.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page