Título inteiro - Coletânea: Resistência e Turismo - As Manifestações Artísticas no Muro Israelense de segregação aos palestinos.
Justificativa: Diante de mais de 70 anos de ocupação israelense, a realidade dos cidadãos e cidadãs palestinos se torna cada vez mais crítica, e uma solução para este conflito parece estar cada vez mais distante de ser encontrada. A ilegalidade e brutalidade com que Israel age para com a realidade dessa população se tornou materializada e um verdadeiro escândalo, quando da construção de um muro de 700 km e 8 metros de altura separando israelenses e palestinos na Cisjordânia. Esse muro se tornou local de manifestações artísticas de resistência e de luta pela liberdade da Palestina e o seu tão aguardado - e imprescindível - reconhecimento enquanto Estado soberano.
Contudo, essas manifestações vêm sendo normalizadas e até mesmo capitalizadas a ponto de serem feitas como ponto turístico em cidades como Belém, Jerusalém e Ramallah. Um hotel chamado “Walled Off” (Murado) construindo pelo grafiteiro anônimo Banksy é a maior representação da banalização de uma realidade de opressão e segregação. A coletânea que apresenta-se, traz um compilado de 50 manifestações artísticas de caráter político, cultural e social, que são uma forma importante de resistência e apoio aos Palestinos. Deseja-se criar um olhar crítico à forma como essas manifestações contrárias à uma realidade segregadora vêm sendo utilizadas para turismo e acumulação de capital.
Coletânea organizada por Gabriela Pires dos Santos e João Pedro de Freitas Gomes, 2020.
Comments