Justificativa: O tema do trabalho final é cineastas mulheres originadas do continente asiático. A intenção é divulgar a produção fílmica dessas mulheres para aumentar nossas referências visuais sobre o “oriente”, contrapondo a cultura visual influenciada pelo cinema estadunidense que percorre o circuito comercial brasileiro.
A escolha de só trabalhar com mulheres é porque o estereótipo criado sobre elas por “ocidentais” as colocam como se não tivessem voz em seus lugares, então ou é a mulher “oriental” como um fetiche ou como vítima de uma sociedade atrasada. E mostrar que além de terem voz elas também produzem e refletem sobre a sua realidade através da mídia do cinema.
O resultado desse trabalho é um catálogo com as cineastas e seus filmes que será disponibilizado na internet através de um blog, cuja plataforma será o Blogger, O catálogo consiste em organizar as cineastas em pequenas postagens com informações básicas sobre a trajetória e a lista de filmes com breves sinopses e links para assisti-los.
Como referência e ponto de partida, tem o podcast “Feito por Elas” que conta a trajetória de mulheres cineastas no Brasil e no mundo. Listamos os programas sobre mulheres asiáticas e seus filmes citados. As cineastras serão: Deepa Mehta (indiana) com os filmes “Desejo” (1996), “Earth” (1998) e “Às margens do rio sagrado” (2005); Nadine Labaki (libanesa) com os filmes “Caramelo” (2007), “E agora onde vamos?” (2011) e “O milagre em Rio” (2014); Marjane Satrapi (iraniana) com os filmes “Persepolis” (2007), “Frango com ameixas” (2011) e “As vozes” (2014); Naomi Kawase (japonesa) com os filmes “Suzaku” (1997), “Florestas dos lamentos” (2007) e Sabor da vida” (2015); Samira Makhmalbaf (iraniana) com os filmes “A maçã” (1998), “O quadro negro” (2000) e “Às cinco da tarde” (2003); Moufida Tlatli (tunisiana) com os filmes “Os silêncios do palácio” (1994) e “Tempo de espera” (2000); e Mira Nair (indiana) com os
filmes “Salaam Bombay!” (1988), “Um casamento à indiana” (2001) e “Nome de família” (2006).
O objetivo do trabalho ao escolher uma plataforma como o Blogger para a publicação e divulgação desses filmes consiste em ampliar e facilitar o acesso para que outras pessoas, além do campo acadêmico possam entrar em contato com a filmografia de mulheres asiáticas.
Lista de filmes: [PDF]
Lista de filmes realizada por: Larissa Perez Martins e Rafael Lopes de Oliveira Roque, 2018.
Comments